sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fazendo uma Campanha Pró-reforma do STF


Comento:
Constato que os maiores juizes do país, não precisam ter experiência no ato do julgamento. Por quê? Pergunto, pois afinal não me parece igual ser advogado defensor ou mesmo acusador, apesar do conhecimento nas leis vigentes, penso que um requisito básico deveria ser a experiência em julgar, para os ministros da Suprema Corte.
Outro fato é constatar que os chefes do executivo federal da ocasião é quem indicam esses ministros, sendo os mesmos aprovados apenas pelo Senado pos-sabatina. Se os poderes são separados o executivo e legislativo não deveriam escolher ou influenciar na escolha dos juízes da Corte Suprema Judiciária. Estes deveriam ser eleitos por voto direto popular.
Afinal, a quem interessa a permanência dessa estrutura com nuances de inconstitucionalidade?
Sem precisar viajar muito ao passado, percebemos que esta estrutura não trás os efeitos desejados dentro de uma democracia. Vemos que o interesse de alguns é colocado acima do interesse popular e das nossas próprias leis contidas na Carta Magna. Percebemos a cada dia crescer a impunidade em nosso país, principalmente quando os crimes provem da área política e de altos escalões da sociedade.
Certamente o desejo da maioria de nossa população brasileira é alcançarmos a moralidade e a ética, principalmente em respeito a coisa publica. Não precisamos de mais leis, precisamos de uma maior efetividade no cumprimento das leis que já temos, afastando assim a impunidade que tanto observamos nos últimos anos.
Portanto inicio uma pequena campanha em prol de uma reforma na estrutura do Poder Judiciário no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário