quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Aprenda e pratique a escrita automática


Aprenda e pratique a escrita automática.


A prática da escrita automática consiste em entrar num estado de transe para escrever o que lhe dizem entidades ou espíritos, de modo a transmitir essas informações aos humanos ou a contatar pessoas para lhes fornecer informações sobre o além. Esta prática pode também ajudar a viver melhor uma vida terrestre, adquirindo conhecimentos junto de mestres espirituais que já se encontram no outro mundo.
Não há nada de bruxedo nem de maléfico nesta prática que está ao seu alcance se adotar o estado de espírito e o método certos. Esta prática é muito antiga e cobre, sob um mesmo nome, um certo número de técnicas e de objetivos.


Esta ciência esotérica é principalmente utilizada na área do espiritismo, na qual serve de intermediária entre o mundo dos espíritos e o dos humanos. A escrita automática, ainda que seja uma prática muito antiga, foi mencionada pela primeira vez com este nome por Hippolyte Taine (1828 - 1893), filósofo e escritor francês, em 1878. Na época, este não refere de todo o espiritismo ou o contato com espíritos, mas uma comunicação entre duas pessoas, ou melhor, dois cérebros que se comunicam pela escrita.


Uma comunicação entre dois cérebros

Para Hippolyte Taine, esta comunicação é feita num só sentido. Uma pessoa dita a outra o seu pensamento, por palavras, a cantar ou através da escrita, sem que a segunda tenha consciência disso ou saiba o que lhe está a ser transmitido. Isto pode ser feito entre dois indivíduos na presença um do outro ou a quilômetros de distância por um fenômeno semelhante à telepatia.

No caso que nos interessa, a escrita automática, uma pessoa começa a escrever, voluntariamente ou não, numa espécie de transe sem saber exatamente o que escreve. Por vezes, pode tratar-se de informações ou de ensinamentos de que nunca ouviu falar ou em línguas que nunca aprendeu!

No caso da escritura semiautomática, a pessoa que escreve tem consciência do que escreve no momento em que o faz, mesmo que por vezes nem sequer compreenda as palavras que reproduz!


A escrita automática na literatura

Esta técnica foi muito utilizada pelos escritores do movimento surrealista, de modo a escaparem aos preconceitos e aos códigos habituais da escrita, e escreverem de forma realmente livre.

Neste caso, a técnica consiste em colocar-se à frente de uma folha de papel e a escrever tudo aquilo que lhe passa pela cabeça, sem se preocupar com a gramática ou a lógica, escrevendo o mais depressa possível, sem respeitar regras e escapando ao controle da razão.

Para conseguir realizar esta forma de escrita automática literária, é necessária uma forma de libertação próxima daquela utilizada na área do espiritismo, de forma a poder desligar-se das coisas deste mundo e ultrapassar os limites impostos pela sociedade e pela nossa própria consciência.

Aliás, esta prática de escrita automática literária foi retomada por correntes psicanalíticas, psicológicas e terapêuticas para ajudar as pessoas a exprimirem o conteúdo do seu inconsciente.


A escrita automática na psicologia

A escrita automática é um processo muito utilizado no domínio das ciência da mente. Este procedimento foi evocado pela primeira vez por Pierre Janet (1859-1947), psicólogo e médico francês, na sua obra «O Automatismo Psicológico». 
Aqui, ele descreve esta técnica como uma forma de explorar o inconsciente, ultrapassando a barreira dos atos executados de forma consciente, de modo a ter acesso às razões subconscientes dos nossos pensamentos, palavras e atos. Estes explicam uma parte do nosso comportamento.

Graças à escrita automática, Pierre Janet conseguiu demonstrar a existência de mecanismos inconscientes dos quais frequentemente não temos consciência, mas que regem muitos dos nossos comportamentos! Pierre Janet forneceu a prova da existência de perceções e de sensações sentidas pelo indivíduo ao nível do seu subconsciente, mas que não são percebidas pelo seu cérebro consciente!


A utilização da escrita automática no espiritismo

É a forma de escrita automática mais conhecida e que deu ao espiritismo uma parte da sua glória, em parte pelo seu aspeto espetacular de contato com seres espirituais vivos ou mortos, ou com espíritos de familiares defuntos, capazes de comunicarem com os vivos e de lhes transmitirem conhecimentos.

O escritor automático entra noutra dimensão, ainda que o seu corpo físico esteja sempre presente. Os praticantes do paranormal encaram a escrita automática como sendo uma dissociação física que permite aceder a outras dimensões materiais ou espirituais inacessíveis no estado de consciência normal habitual.

O ser sensível que serve de intermediário entre o nosso mundo e as outras dimensões é uma ponte que a escrita utiliza para transmitir ensinamentos entre dois planos de consciência. Se geralmente o receptor é humano, os emissores podem ter várias origens. 


Comunicações de origens diferentes

No espiritismo, o emissor mais comum é um espírito incorpóreo que utiliza a escrita automática para transmitir informações sobre a sua vida no além ou ensinamentos espirituais.

O exemplo mais comum é o de um ente querido falecido que tenta tranquilizar-nos sobre a sua nova condição, comunicar-nos informações que não teve tempo de nos dar enquanto estava vivo ou que simplesmente quer dizer que nos ama. 

A maior parte das vezes, os escritos automáticos servem para garantir que existe uma vida depois da morte e para ajudar os vivos a fazer o luto da pessoa defunta, mas também para viver melhor na Terra, aqui e agora. Frequentemente, as mensagens têm um teor filosófico e contêm ensinamentos muito importantes. Podem ser provenientes de mestres espirituais que já faleceram, de santos ou de sábios!


A prática da escrita automática

Contrariamente ao desenvolvimento das capacidades extrassensoriais, a escrita automática não exige muitos anos de prática. 

Eis como proceder
De preferência à noite, momento em que as vibrações circulam melhor e em que reina a calma, sente-se à mesa numa posição confortável em frente a uma folha de papel, com uma caneta na mão.

Pode escolher colocar uma questão e dirigir-se a uma pessoa em particular (um familiar que faleceu ou um mestre espiritual) ou não colocar qualquer questão! Aconselho esta última solução agora no início para não impor um limite demasiado rigoroso à sua prática e para facilitar a comunicação com os planos e os espíritos superiores.

Feche os olhos (ou deixe-os abertos) e coloque delicadamente a caneta em cima da folha à sua frente. Ao fim de algum tempo, em função da sua motivação, a sua caneta começará a mexer-se sozinha em cima da folha. Sobretudo, não a retenha. Deixe-a mover-se livremente.

No início, é possível que só escreva um ou alguns caracteres. Com um pouco de treino, o número de linhas e de páginas aumentará. Algumas pessoas escreveram livros inteiros por intermédio da escrita automática! A escrita automática pode ser uma formidável via de desenvolvimento pessoal e de expressão das suas capacidades.



Desenvolva a sua mente: Reconheça os seus limites


Desenvolva a sua mente: Reconheça os seus limites


«Não pode resolver os problemas com a mentalidade que os criou!» 
Albert Einstein


Uma das razões que explicam o fracasso de muitas pessoas é o fato de não saberem reconhecer os seus limites nem conseguirem organizar-se para os aproveitar ao máximo. Todos temos limites. Não vale a pena ficarmos tristes por isso. Pelo contrário, mais vale tentar conhecê-los para avançar mais facilmente na vida. Ao fazê-lo, evitará a desorganização, o excesso de atividade e o desencorajamento. Quando falo de limites, estes compreendem as limitações psicológicas, psíquicas e materiais.
Independentemente de quem você é e da posição importante ou anônima que ocupa na sociedade, é uma pessoa humana com os seus próprios limites. É imperativo que tenha isto em conta se deseja progredir e levar a vida dos seus sonhos. É assim para toda a gente e você não escapa à regra.


Descubra os seus limites

Enquanto ser humano, você tem um tempo limite para todas as suas atividades dentro das vinte e quatro horas de um dia. Não pode eliminar esta limitação. Assim, utilize-a a seu favor.

Da mesma forma, seja qual for a sua idade, possui uma determinada forma física, uma certa energia, capacidades intelectuais que são as suas e todo um conjunto de caraterísticas que fazem de si um ser único. Não há outra pessoa no mundo como você, com o mesmo temperamento e o mesmo perfil psicológico! 

Todos estes dados fazem de si uma pessoa excepcional, a única capaz de saber o que é bom para ela em função das suas capacidades, objetivos e gostos. Porém, para isso, é preciso evitar o orgulho e a falta de autoconfiança. 


Você encontra-se num dos campos ou até nos dois! 

Independentemente de quem você é, navega entre dois polos que são o orgulho e a falta de autoconfiança. Por vezes, inclina-se mais  para um, outras, para o outro. Cuidado! São os seus principais inimigos. O orgulho faz com que se superestime; a falta de autoconfiança faz com que se subestime.

No primeiro caso (orgulho/superestimação), pensa que é capaz de fazer mais coisas do que o que pode na realidade. No segundo caso (falta de autoconfiança/subestimação), não pensa que é capaz de fazer certas coisas ou/e não sabe exatamente daquilo que é capaz.

Seja qual for o seu caso, não tem a capacidade de ter uma boa imagem de si e das suas verdadeiras possibilidades. É muito difícil, se permanecer unicamente num processo de avaliação das suas possibilidades, saber de quê que é capaz.

Se sofre de orgulho, é impossível para si admitir que não pode fazer certas coisas.

Se tem falta de autoconfiança, não ousa ou não sabe exatamente aquilo que pode fazer.


Baseie-se em dados objetivos

Assim, aproveite este início de ano para começar com o pé direito e fixar ambições razoáveis, baseando-se em dados concretos. Isto quer dizer limitar o número de objetivos a atingir em 2012. Para isso, deve escolher um único objetivo em cada uma das principais categorias da vida e realizá-lo durante o ano.

Estas categorias são: a saúde, a riqueza, as relações humanas e o desenvolvimento das suas capacidades. Apenas um objetivo por setor.

As pessoas que fracassam na obtenção dos seus objetivos são frequentemente pessoas que, além do fato de não saberem organizar a sua agenda, se dispersam ao fazerem demasiadas coisas. Regra geral, têm ideias muito ambiciosas que nunca conseguirão realizar, porque são demasiado difíceis para elas. Estas pessoas têm, como se costuma dizer, mais olhos do que barriga! Deste modo, comece modesta e humildemente a perseguir objetivos realistas e realizáveis num ano.

Ter um número demasiado grande de objetivos não é uma coisa boa, a menos que os hierarquize, claro. Caso contrário, terá de escolher o objetivo que prefere em função da sua viabilidade.


Demasiadas ideias em muito pouco tempo

Nunca se esqueça de que, seja qual for o número de ideias que tiver, quer tenha um ou mil desejos, os dias duram sempre 24 horas, os meses 30 ou 31 dias e os anos 365 dias! É imperativo que tenha isto em conta.

Ter demasiadas vontades, desejos e ideias acabará sempre por fazer com que não tenha mãos a medir, contribuindo para o seu desencorajamento. Caso se disperse demasiado, não irá avançar verdadeiramente em nenhuma direção. 
Acabará até por baixar os braços, não fazer mais nada e resignar-se à sua vida atual, com as suas insatisfações e frustrações.

Três dicas que vão ajudar a maximizar o seu desempenho.

1- Seja realista no momento de escolher os seus objetivos e a sua respectiva programação 
No seguimento daquilo que acabei de dizer, seja razoável e humilde no momento de selecionar os seus objetivos e os prazos que estipulará para os realizar.

Por exemplo, se deseja perder peso, não sonhe e seja realista no seu objetivo. Nunca perderá cinco quilos em cinco dias. Ou, se conseguir perdê-los, voltará a engordar depois de ter terminado a sua dieta. Muitas vezes ficando a pesar mais do que antes!

Tenha em conta o seu metabolismo e dados realistas relativamente à perda de peso, informando-se na Internet ou consultando o seu médico. Não temos todos o mesmo metabolismo e não podemos todos emagrecer à mesma velocidade. Pense nisto no momento de estabelecer objetivos e prazos para a sua perda de peso quando fizer o seu calendário de emagrecimento.

2- Seja flexível
Na vida, é frequente as coisas não correrem como queremos, aliás, isso só acontece muito raramente. Da mesma forma, em função dos seus progressos concretos, talvez tenha de alterar o seu plano de ataque passado um determinado tempo.

Só o saberá com a experiência. Assim, seja flexível e adapte-se às circunstâncias. É possível que tenha de reduzir ou aumentar os seus objetivos. Não force se não conseguir atingir um objetivo no tempo que estipulou para isso no início. Conceda-se então um prazo suplementar, mas sempre por uma razão válida: uma doença, um problema grave, um contratempo...

Esta complacência para consigo não deve ser uma desculpa para a preguiça, a negligência ou um abandono provisório dos seus objetivos. É realmente necessário que, no prazo programado, tenha feito tudo o que era preciso e realizado todos os esforços possíveis para atingir o seu objetivo. Um atraso só poderá ser justificado por circunstâncias alheias à sua vontade e por razões válidas.

3- Não hesite em pedir ajuda
Se não conseguiu atingir os seus objetivos até agora, é porque não utilizou os métodos certos. Não deve ter vergonha disso. Não peque por orgulho.
Se não está a conseguir cumprir os prazos, consulte especialistas capazes de lhe prestarem ajuda na sua iniciativa. Pessoas competentes que passaram pela mesma situação serão uma fonte incomparável de sabedoria, contribuindo para que avance mais depressa.

Para ajudar a pensar recomendo o filme "Sem Limites".

A alegria é uma energia poderosa

A alegria é uma energia poderosa


Os acontecimentos infelizes que têm lugar na vida de cada um de nós são criados por energias negativas emitidas por nós próprios e pelas pessoas à nossa volta. Da mesma forma, algumas das nossas preocupações podem ser provocadas por fenômenos alheios à nossa vontade: doenças, acidentes, catástrofes climáticas, mudanças econômicas... Isto é, causados por circunstâncias que estão fora do nosso controle.
Todos estes acontecimentos instalam na nossa vida vibrações negativas, das quais sofremos as consequências, por vezes até sem o sabermos. Tentar evitar estas energias negativas é quase impossível. Existe apenas uma maneira de lutar contra estas vibrações nefastas: espalhar a alegria à nossa volta!


Basicamente, funciona assim: desde o início dos tempos que existe uma luta constante e invisível entre as forças positivas e as forças negativas, tanto ao nível da Terra como ao nível de cada indivíduo. Pode chamar-lhes o Bem e o Mal, a Luz e a Escuridão, Deus e o Diabo... como queira.

Seja como for, o mundo oscila constantemente entre estes dois extremos. Em função das épocas, uma das tendências foi mais forte do que a outra na História da Humanidade. 


Você pode restabelecer o equilíbrio e fazer triunfar o Bem

Evidentemente, o primeiro reflexo é dizer-se que, sendo apenas um indivíduo entre muitos, não pode fazer nada contra catástrofes humanas ou naturais de uma tal amplitude... Pois bem: desengane-se! Ao seu nível, você também tem o poder de mudar as coisas!

«Como é que posso fazer isso?», irá perguntar-me! É muito simples. Em primeiro lugar, ao emitir muitas energias positivas que vão contrabalançar as energias negativas que criam os seus problemas, preocupações e aborrecimentos atuais. De seguida, se for capaz de gerar alegria de forma contínua, esta poderá criar uma barreira de proteção contra os problemas futuros ao seu nível pessoal, mas também para as pessoas à sua volta.

Da mesma forma, se várias pessoas agirem num mesmo sentido benéfico, isto poderá criar uma verdadeira proteção geral que permitirá contrabalançar as energias nocivas. É a lei das causas e das consequências. 


Você encerra em si um poder que ignora

Se não vê por onde começar, vou indicar-lhe a seguir algumas pistas e maneiras de gerar alegria ao seu nível e a qualquer momento. Depois, poderá criar ondas positivas mais fortes que poderão então mudar o curso das coisas na sua vida e, a um nível mais global, à sua volta.

Seja qual for a sua situação atual e o seu nível de satisfação, é possível gerar alegria na sua existência e na dos outros seres que fazem parte da sua vida. É preciso que consiga gerar um efeito de bola de neve.


Como gerar o efeito bola de neve

Em linhas gerais, podemos dizer que as palavras, os pensamentos e as ações negativas geram energias negativas, enquanto que as palavras, os pensamentos e as ações positivas emitem energias positivas. Você conhece agora o mais importante para criar energias positivas à vontade, mas isso não é suficiente para o conseguir. 

Esta teoria geral não lhe servirá de nada se não souber exatamente como começar. 

No que diz respeito aos pensamentos, sem dúvida que já ouviu falar do pensamento positivo, que consiste em gerar pensamentos benéficos ou a contrariar pensamentos negativos pelo seu contrário. Assim, se pensar: «Não consigo fazer isto ou aquilo!», é preciso contrariar este pensamento nocivo, dizendo «Sou capaz de fazer isto ou aquilo!» com convicção e, sobretudo, provando-o na prática.


Da teoria à prática

Para testar o formidável poder do pensamento positivo, irá aplicá-lo primeiro em coisas fáceis e agradáveis de fazer. De seguida, por um efeito de bola de neve, a alegria que irá gerar fará com que passe para a etapa seguinte, progredindo em direção à vida que deseja viver. 
Ao agir assim, irá criar as famosas energias positivas indispensáveis para contrariar as energias negativas de que é vítima todos os dias e contra as quais não consegue fazer nada a maior parte das vezes. Será capaz de gerar vibrações positivas mais facilmente do que o que pensa. Para isso, precisa de explorar o formidável poder de criar alegria que você possui em si, por vezes sem o saber!


Parta daquilo que conhece! 

Ao seu nível, você pode provocar alegria para si e para os outros. Esta segunda opção é recomendada, dado que uma alegria egoísta, vivida no seu canto, é menos agradável de viver do que quando a partilha!

Assim, parta da sua vida e da sua experiência, nomeadamente daquilo que gosta de fazer, para gerar pensamentos, palavras benéficas e, sobretudo, ações positivas. Este último ponto é importante, uma vez que se permanecer ao nível das palavras e dos pensamentos e não os materializar em atos, a alegria que quer criar será estéril.

Após ter determinado a sua forma de criar alegria, pense, fale e depois aja nesse sentido. Esta alegria produzirá uma energia muito forte. Não permaneça ao nível da intenção, que se desvanecerá rapidamente, e passe à ação, pois esta deixará a sua marca. Dito de outra forma, não se contente em pensar em criar alegria e felicidade e passe rapidamente à ação. É muito mais fácil do que o que possa pensar!


Não complique as coisas

Não terá de provocar alegria forçosamente através de atos heroicos ou extraordinários, mas através de pensamentos, palavras e gestos simples. Depois, terá todo o tempo de dedicar-se a grandes ações a mais larga escala. Veja no seu ambiente imediato, na sua família, no seu bairro, na sua vizinhança, no seu círculo de amigos... como poderá criar alegria. Não tem de ser forçosamente por atos que exijam grandes esforços, mas mais através de ações que precisam de tempo e de calor humano.

Veja por exemplo quem poderá ajudar com palavras reconfortantes, conselhos, uma simples conversa, uma ida ao supermercado, formalidades administrativas ou qualquer outra ação de que esta pessoa precise. Num primeiro momento, não procure o seu interesse nem um reconhecimento. Realize a sua ação de forma altruísta. Claro que não deve deixar-se explorar por pessoas que não lhe ficarão de todo agradecidas e que tentariam aproveitar-se de si. 

Também poderá organizar refeições, encontros, atividades com membros da sua família, amigos, colegas, vizinhos sem qualquer outro objetivo que não seja o de partilhar bons momentos e alegria. Rapidamente colherá os frutos destas ações no seu dia a dia. Será a melhor forma de criar energias positivas e de recebê-las de volta. Há mil e uma maneiras de gerar alegria. Encontre-as!