quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A alegria é uma energia poderosa

A alegria é uma energia poderosa


Os acontecimentos infelizes que têm lugar na vida de cada um de nós são criados por energias negativas emitidas por nós próprios e pelas pessoas à nossa volta. Da mesma forma, algumas das nossas preocupações podem ser provocadas por fenômenos alheios à nossa vontade: doenças, acidentes, catástrofes climáticas, mudanças econômicas... Isto é, causados por circunstâncias que estão fora do nosso controle.
Todos estes acontecimentos instalam na nossa vida vibrações negativas, das quais sofremos as consequências, por vezes até sem o sabermos. Tentar evitar estas energias negativas é quase impossível. Existe apenas uma maneira de lutar contra estas vibrações nefastas: espalhar a alegria à nossa volta!


Basicamente, funciona assim: desde o início dos tempos que existe uma luta constante e invisível entre as forças positivas e as forças negativas, tanto ao nível da Terra como ao nível de cada indivíduo. Pode chamar-lhes o Bem e o Mal, a Luz e a Escuridão, Deus e o Diabo... como queira.

Seja como for, o mundo oscila constantemente entre estes dois extremos. Em função das épocas, uma das tendências foi mais forte do que a outra na História da Humanidade. 


Você pode restabelecer o equilíbrio e fazer triunfar o Bem

Evidentemente, o primeiro reflexo é dizer-se que, sendo apenas um indivíduo entre muitos, não pode fazer nada contra catástrofes humanas ou naturais de uma tal amplitude... Pois bem: desengane-se! Ao seu nível, você também tem o poder de mudar as coisas!

«Como é que posso fazer isso?», irá perguntar-me! É muito simples. Em primeiro lugar, ao emitir muitas energias positivas que vão contrabalançar as energias negativas que criam os seus problemas, preocupações e aborrecimentos atuais. De seguida, se for capaz de gerar alegria de forma contínua, esta poderá criar uma barreira de proteção contra os problemas futuros ao seu nível pessoal, mas também para as pessoas à sua volta.

Da mesma forma, se várias pessoas agirem num mesmo sentido benéfico, isto poderá criar uma verdadeira proteção geral que permitirá contrabalançar as energias nocivas. É a lei das causas e das consequências. 


Você encerra em si um poder que ignora

Se não vê por onde começar, vou indicar-lhe a seguir algumas pistas e maneiras de gerar alegria ao seu nível e a qualquer momento. Depois, poderá criar ondas positivas mais fortes que poderão então mudar o curso das coisas na sua vida e, a um nível mais global, à sua volta.

Seja qual for a sua situação atual e o seu nível de satisfação, é possível gerar alegria na sua existência e na dos outros seres que fazem parte da sua vida. É preciso que consiga gerar um efeito de bola de neve.


Como gerar o efeito bola de neve

Em linhas gerais, podemos dizer que as palavras, os pensamentos e as ações negativas geram energias negativas, enquanto que as palavras, os pensamentos e as ações positivas emitem energias positivas. Você conhece agora o mais importante para criar energias positivas à vontade, mas isso não é suficiente para o conseguir. 

Esta teoria geral não lhe servirá de nada se não souber exatamente como começar. 

No que diz respeito aos pensamentos, sem dúvida que já ouviu falar do pensamento positivo, que consiste em gerar pensamentos benéficos ou a contrariar pensamentos negativos pelo seu contrário. Assim, se pensar: «Não consigo fazer isto ou aquilo!», é preciso contrariar este pensamento nocivo, dizendo «Sou capaz de fazer isto ou aquilo!» com convicção e, sobretudo, provando-o na prática.


Da teoria à prática

Para testar o formidável poder do pensamento positivo, irá aplicá-lo primeiro em coisas fáceis e agradáveis de fazer. De seguida, por um efeito de bola de neve, a alegria que irá gerar fará com que passe para a etapa seguinte, progredindo em direção à vida que deseja viver. 
Ao agir assim, irá criar as famosas energias positivas indispensáveis para contrariar as energias negativas de que é vítima todos os dias e contra as quais não consegue fazer nada a maior parte das vezes. Será capaz de gerar vibrações positivas mais facilmente do que o que pensa. Para isso, precisa de explorar o formidável poder de criar alegria que você possui em si, por vezes sem o saber!


Parta daquilo que conhece! 

Ao seu nível, você pode provocar alegria para si e para os outros. Esta segunda opção é recomendada, dado que uma alegria egoísta, vivida no seu canto, é menos agradável de viver do que quando a partilha!

Assim, parta da sua vida e da sua experiência, nomeadamente daquilo que gosta de fazer, para gerar pensamentos, palavras benéficas e, sobretudo, ações positivas. Este último ponto é importante, uma vez que se permanecer ao nível das palavras e dos pensamentos e não os materializar em atos, a alegria que quer criar será estéril.

Após ter determinado a sua forma de criar alegria, pense, fale e depois aja nesse sentido. Esta alegria produzirá uma energia muito forte. Não permaneça ao nível da intenção, que se desvanecerá rapidamente, e passe à ação, pois esta deixará a sua marca. Dito de outra forma, não se contente em pensar em criar alegria e felicidade e passe rapidamente à ação. É muito mais fácil do que o que possa pensar!


Não complique as coisas

Não terá de provocar alegria forçosamente através de atos heroicos ou extraordinários, mas através de pensamentos, palavras e gestos simples. Depois, terá todo o tempo de dedicar-se a grandes ações a mais larga escala. Veja no seu ambiente imediato, na sua família, no seu bairro, na sua vizinhança, no seu círculo de amigos... como poderá criar alegria. Não tem de ser forçosamente por atos que exijam grandes esforços, mas mais através de ações que precisam de tempo e de calor humano.

Veja por exemplo quem poderá ajudar com palavras reconfortantes, conselhos, uma simples conversa, uma ida ao supermercado, formalidades administrativas ou qualquer outra ação de que esta pessoa precise. Num primeiro momento, não procure o seu interesse nem um reconhecimento. Realize a sua ação de forma altruísta. Claro que não deve deixar-se explorar por pessoas que não lhe ficarão de todo agradecidas e que tentariam aproveitar-se de si. 

Também poderá organizar refeições, encontros, atividades com membros da sua família, amigos, colegas, vizinhos sem qualquer outro objetivo que não seja o de partilhar bons momentos e alegria. Rapidamente colherá os frutos destas ações no seu dia a dia. Será a melhor forma de criar energias positivas e de recebê-las de volta. Há mil e uma maneiras de gerar alegria. Encontre-as!


Nenhum comentário:

Postar um comentário