quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sodalita


Sodalita

Descrição: É um mineral de cor azul escura acinzentada, de translúcido a opaco, cuja composição química é Na8 (Cl2Al6Si6O24) (silicato de sódio e alumínio com cloro). É mais encontrada no Brasil, Canadá, Índia e EUA. Sua composição é silicato de sódio e alumínio com cloro. Sua cor é normalmente azul.
Classe mineral: Silicatos.
Grupo: Sodalita.
Fórmula Química: Na8Al6Si6O24Cl2.
Denominação Química: Silicato de sódio-alumínio com cloro.
Composição: Alumínio, Sódio, Cloro com traços de zinco e manganês.
Sistema Cristalino: cúbico.
Cor: Azul escuro a azul violeta freqüentemente com veios brancos (que também pode ser amarelo ou vermelho); raramente acinzentado, esverdeado, amarelado, branco ou rosa.
Transparência:- De translúcido a opaco.
Brilho:- De vítreo a gorduroso.
Densidade relativa:- 2,25.
Dureza de Mohs:- 5,0 a 6.0 Mohs.
Características de identificação:- Veios brancos (calcita), raramente podem possuir pontos de pirita.
Origem:- Brasil, África, Índia, EUA e Canadá.

Energia: receptiva.
Planeta: Vênus.
Elementos: água e ar.
Signo: sagitário, peixes, virgem e aquário.
Objetivo: cura, paz, meditação, sabedoria.
Chakras: Sexto – Frontal (ajna); também pode ser usado no Quinto chakra o Laríngeo, quando queremos estimular a comunicação.
Cores: azul, mais pálido e escuro.
Atributos modernos: afasta medos e ilusões, equilibrando a mente.
Indicação: Compreender emoções, desenvolver intuição. Acalma a raiva e o medo. Tem um alto potencial como sedativo.
Mês: Janeiro
Profissão: Ator, escritor, estudante.

Indicação: Pedra boa para seres hipersensíveis e reativos. Desenvolve compreensão, autoconfiança, inspiração, capacidade de aprendizado, desempenho na escola, estabilidade, melhora dos objetivos de vida. Glândula tireóide, pâncreas, metabolismo, vasos sangüíneos, conteúdo hormonal e cérebro; favorece em acalmar os nervos, abaixar a pressão sanguínea. 

Efeitos Psíquicos: A Sodalita estimula a intuição, a inteligência e o pensamento lógico.
Ela pode provocar enormes mudanças nas atitudes pessoais.
Equilibra a mente, afastando medos e ilusões. Equilibra conflitos internos entre o consciente e o subconsciente, dá coragem. Alivia culpas e temores subconscientes. Ajuda entender os próprios sentimentos melhorando o equilíbrio emocional das pessoas e traz às pessoas autoconfiança, decisão e coragem.
Energiza os processos criativos, a comunicação, as faculdades psíquicas, mesclando-os ao raciocínio lógico. Fortalece a comunicação e a expressão criativa. Traz inspiração as pessoas aumentando a criatividade.
Atravessa a densidade e a ilusão trazendo clareza e verdade. Acalma e clareia a mente e alivia o medo. Organiza os pensamentos e aumenta a coragem. Favorece o intelecto, o pensamento lógico e racional.
Desenvolve o conhecimento superior, a percepção, a consciência, a capacidade de aprendizagem, a comunicação e a sabedoria.
Compatibiliza os princípios femininos e masculinos no interior do indivíduo.
Ajuda a despertar a terceira visão e a situar o homem em seu papel cósmico.
Atua no chacra frontal (sexto), no terceiro olho, abrindo o subconsciente para a canalização da intuição e ampliando a vidência. É uma das despertadoras da terceira visão, preparando a mente para receber a visão interior e o conhecimento intuitivo, ajudando também a chegar a conclusões mais lógicas. Tem o poder de relaxar e abre a terceira visão, aumentando o poder de transmissão com outros planos astrais.

Na meditação, colocada sobre o chakra frontal ou segurando em sua mão proporciona uma visão mais clara e acurada das situações, nos alerta para as coisas essenciais da vida.
Ensina a examinar as metas depois que elas forem atingidas. Ensina-nos a sermos menos críticos, ter mais objetividade, a rever nossas metas. Ajuda a ser mais objetivo e menos crítico sobre os modos de lidar com a existência.

Colocada sob o travesseiro ela diminui os temores e sensações de culpa que nos deprime.
Promove harmonia. Aumenta a compreensão. Estimula a persistência e o equilíbrio emocional para o crescimento espiritual.

É boa também para pessoas hipersensíveis, pois estabiliza o poder mental, permitindo a mudança do emocional para o racional. Também acalma pessoas com tendência a agressões verbais.

É muito usada em terapias alternativas pelo seu poder de amenizar obsessões e compulsividades, sentimentos esses que atacam o ego e o sistema nervoso.
Efeitos Físicos: A Sodalita atua em nosso corpo fortalecendo e harmonizando o metabolismo, os sistemas linfáticos e endócrinos e auxilia o pâncreas.
Harmoniza as glândulas e conseqüentemente regula a produção de hormônios fortalecendo o corpo.
Previne contra doenças infecciosas e diversas inflamações.
Estimula o sistema imunológico e os órgãos de limpeza.
Ajuda na cura do sistema nervoso central.
Previne contra as alergias.
Segundo alguns, ela ajuda no combate as radiações, sendo por isso aconselhada para aqueles que lidam com Raios-X ou material radioativo.


Curiosidades:  A Sodalita foi redescoberta em 1806 na Groenlândia, antes na Grécia recebeu esse nome devido ao seu alto grau de sódio, onde “soda” = sal e “lita” = pedra, desta forma a Pedra do Sal ou Sodalita. Os gregos honravam essa pedra como pedra de proteção e curadora, e acreditavam que a mesma conferia ao seu portador a estimulação da inclinação artística. Pintores, escultores e cantores traziam essa pedra sempre consigo.
Ela não tinha uma importância ornamental até 1891, quando um vasto depósito de ótima qualidade foi encontrado nas minas em Ontário, Canadá. Após a descoberta a Princesa Patrícia de Connaught visitou algumas vezes as minas e decidiu decorar o interior de sua residência na Inglaterra a Marlborough House, passando então a ser conhecida como Azul Princesa.
Relativamente dura, mas frágil, em mineralogia ela foi classificada como um feldspatoide. Bem conhecida pela sua cor azul a Sodalita também pode ser verde, amarela ou rosa e oferece variações com seus veios brancos. As pedras com maior uniformidade de azul são aproveitadas para se lapidar em forma de cabochões e pingentes.
Age no som, na vibração e na comunicação.

A Sodalita e as Tradições pelo Mundo
*África: Cristal de proteção;
* Irlanda (povos celtas): Cristal dos profetas;
* China e Japão: Cristal da gratidão e da paz;
* Grécia: Cristal da Riqueza e do Glamour.


Tratando sua Sodalita: Purifique-a deixando a pedra mergulhada num recipiente com água mineral e sal marinho (não iodado) por pelo menos 3 horas, depois o enxágüe em água corrente. Energize-a com os raios lunares, durante os plenilúnios principalmente.

Como Usar a Sodalita?

Ritual do despertar

Relaxadamente segurando a Sodalita com a mão direita feche os olhos imagine uma luz branca; Medite sobre a sua vida e os problemas que deseja esclarecer.
Repetir o seguinte Mantra:
“Desperte em mim a energia criativa para que eu possa realizar os meus objetivos com equilíbrio e confiança”.

Para receber os efeitos da Sodalita use a pedra do poder presa ao chakra laríngeo (garganta) usando um esparadrapo.