sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

09/12/2010 - 14h52

CCJ aprova proposta que muda regra para escolha de ministros do STF


DA AGÊNCIA CÂMARA

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) aprovou na quarta-feira (8) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) que estabelece a alternância entre o presidente da República e o Congresso Nacional na escolha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
No caso do Congresso, a escolha deverá ser feita pela maioria absoluta de seus integrantes.
O relator, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), apresentou parecer pela admissibilidade da matéria. Também foram aprovadas outras seis PECs sobre o mesmo assunto.
A matéria ainda será analisada por comissão especial e, depois, será votada em dois turnos pelo plenário.
Pannunzio argumenta que a participação direta do Poder Legislativo na escolha dos ministros do Supremo democratizará o processo de composição da Corte.
Atualmente, os ministros do Supremo são nomeados exclusivamente pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.

Comento:
Apesar de ser um passo, percebo que ainda não é o que a maioria dos brasileiros consideram realmente justo. O Fato de alternarem Legislativo e Executivo para a escolha da maior Corte Judiciária do país ainda fica a desejar, pois continuará os chamados crimes de "colarinho branco" compensando.
O Brasil precisa de um judiciário sem qualquer ligação e comprometimento com a classe política e de alta economia, portanto continuo com a CAMPANHA PRO-REFORMA DO STF e também de todo o poder judiciário estruturalmente, solicitando o voto popular e direto a todos os juízes e desembargadores de nossas cortes, principalmente os Ministros do STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário