sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Antonio Cezar Peluso - Presidente do STF 2010/2012

Antonio Cezar Peluso

Antonio Cezar Peluso (Bragança Paulista, 3 de setembro de 1942) é um advogado, magistrado e jurista brasileiro.
É o atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. Foi nomeado para a corte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Bacharel em Ciências Jurídicas com láureas em 1966 na então Faculdade Católica de Direito de Santos, atual Universidade Católica de Santos. Enquanto estudante foi Presidente do Centro Acadêmico Alexandre de Gusmão, referência de organização estudantil na Baixada Santista, bem como também foi o orador da sua turma. Peluso também freqüentou diversos cursos de especialização e pós-graduação, como Filosofia do Direito sob a orientação do professor Miguel Reale. É Mestre em Direito Civil, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação do professor Sílvio Rodrigues. É Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação de Alfredo Buzaid.
Já em 1968, passou em segundo lugar para ocupar a vaga de juiz substituto da 14ª circunscrição judiciária do estado de São Paulo. A partir daí, Peluso fez carreira na magistratura paulista, tendo sido juiz da sétima vara de família e sucessões da capital do estado, juiz do segundo tribunal de Alçada Civil (5ª Câmara) e juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça.
Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com assento na segunda câmara de Direito Privado, desde 14 de abril de 1986. Foi também membro de comissões examinadoras de concursos para juízes e atuou em diversos ramos da Escola Paulista de Magistratura.
Como acadêmico, foi professor de Direito processual civil na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Católica de Santos.
Escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, por indicação do então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, foi empossado em 25 de junho de 2003.
Em 10 de março de 2010, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal onde conduzirá os trabalhos até 2012. Tomou posse em 23 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário