sábado, 18 de junho de 2011

Karzai confirma contatos entre EUA e Talibã para...

Um novo ataque suicida abalou esta manhã o centro de Cabul, num momento em que aumentam os indícios de que os Estados Unidos estariam dispostos a iniciar discussões de paz com os Talibã.
Quatro suicidas fizeram deflagrar cargas explosivas junto a uma esquadra de polícia na capital afegã, aparentemente, sem provocar vítimas.
Trata-se do segundo ataque nas últimas semanas, depois dos Talibã terem prometido multiplicar as ações no território.


Hamid Karzai

Hamid Karzai, em persa e pachto حامد کرزي, (Kandahar, 24 de dezembro de 1957) é um médico obstetra e personagem político afegão, presidente de seu país desde 7 de dezembro de 2004.

Karzai foi o presidente interino da Administração Transitória do Afeganistão e, em 9 de outubro de 2004, foi eleito presidente, tendo tomado posse em 7 de dezembro do mesmo ano. Antes de ser presidente do Afeganistão, trabalhou na empresa petrolífera Unocal, a mesma que está participando da criação do gasoduto que sairá do Mar Cáspio para o Ocidente através do território afegão.

É considerado um líder moderado e ocupado na tarefa de reconstrução do seu país, após o período de guerra por que este passou, durante a ocupação talibã e invasão estado-unidense. Teve ajuda internacional e o apoio do ex-rei do país, deposto em 1973, Mohammed Zahir Xá, até a sua morte nos finais de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário