sábado, 18 de junho de 2011

Greenpeace: Lider é Detido


Líder global do Greenpeace é preso

O lider da Greenpeace, Kumi Naidoo, e um outro ativista da organização  foram detidos, esta sexta-feira, quando escalavam uma plataforma petrolífera ao largo da Groenlância.
Os dois ativistas protestavam contra a exploração petrolífera no Ártico.
A polícia disse que vão ser acusados de violação de uma zona de segurança.

Greenpeace

Greenpeace - é uma organização não-governamental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e escritórios espalhados por 42 países.
Atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas (Amazônia no Brasil), climanuclearoceanosengenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos eenergia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. Sua atuação é baseada nos pilares filosóficos-morais da desobediência civil e tem como princípio básico o testemunho presencial e a ação direta.
Criada em 1971 no Canadá por imigrantes americanos, tem atualmente cerca de três milhões de colaboradores em todo o mundo - quarenta mil no Brasil (Greenpeace Brasil) - que doam quantias mensais que variam de acordo com o país. Entre os primeiros ativistas que ajudaram a fundar a organização na década de 1970 havia pessoas com estilo de vida hippie e membros de comunidades quakers americanas, que migraram para o Canadá por não concordarem com a guerra do Vietnã.
Os nomes mais destacados entre os fundadores da organização de Robert (Bob) Hunter (falecido em maio de 2005), foi membro do grupo por toda sua vida), Paul Watson (que saiu em 1977 por divergências com a direção do grupo, fundando no mesmo ano a Sea Shepherd Conservation Society, dedicada à proteção dos oceanos) e Patrick Moore (se desligou em 1986 e, em 1991, criou a empresa Greenspirit, que presta consultoria ambiental à indústria madeireira, nuclear e de biotecnologia). O Greenpeace recebe ainda doações de equipamentos e outros bens materiais, usados geralmente nas campanhas e ações do grupo.
O grupo não aceita recursos de governosempresas e partidos políticos. Atualmente, esta postura é colocada em dúvida. Entidades como o Activistcash rastreiam e revelam ao público as fontes de financiamento de ONG's, como o Greenpeace.
Entretanto, para a organização, sua independência financeira é um valor de maior importância, pois é o que garante sua total liberdade de expressão. Dessa forma, pode assumir riscos e confrontar alvos, tendo compromisso apenas com a sociedade civil. São aceitas doações (em dinheiro ou recursos / equipamentos) apenas de pessoas físicas ao redor do globo, independente do valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário