sábado, 18 de junho de 2011


Bashar al-Assad

Bashar al-Assad (em árabe: بشار الاسد) (Damasco11 de setembro de 1965) é um político sírio, atual presidente de seu país desde 17 de julho de 2000. Sucedeu a seu pai, Hafez al-Assad, no comando do país.
Estudou oftalmologia em Londres, e inicialmente tinha poucas aspirações políticas. Seu pai educara seu irmão mais velho, Basil al-Assad, para ser o futuro presidente. Porém a morte deste em acidente de automóvel mudou a situação, e Bashar converteu-se no herdeiro político de seu pai. Quando morreu seu pai, o então presidente Hafez al-Assad, e depois da morte acidental de seu irmão, na época o herdeiro da presidência do país, Basil al-Assad tornou-se General do Estado Maior e Chefe Supremo das Forças Armadas. Nomeado candidato único pelo Partido Árabe Socialista Baaz (único partido do regime) para a Presidência da República, foi eleito mediante referéndum em 10 de julho de 2000, tomando posse em 17 de julho.
O começo de seu mandado foi marcado por uma esperança de mudanças democráticas, que foi frustrada com a continuidade da política de seu antecessor. Ante à ameaça da ideia de guerra preventiva levada a cabo pela administração norte-americana, a instabilidade do Líbano, na qual a Síria mantinha uma forte presença militar e as constantes tensões com seu vizinho Israel, Bashar al-Assad procurou manter um discurso reformista que poderia satisfazer os anseios da União Europeia e dos Estados Unidos, mas que na prática não produziu nenhuma concessão ao movimento de oposição do país.
A forte pressão internacional sobre Bashar al-Assad após a morte do ex primeiro ministro libanês Rafik Hariri, cuja autoria foi atribuída aos serviços de inteligência sírios, fez com que as tropas mantidas no Líbano fossem retiradas. Bashar al-Assad foi reeleito em um referendum convocado no dia 27 de maio de 2007. No dia 25 de junho de 2010, iniciou uma série de viagens pela América Latina, visitando Cuba, Venezuela, Brasil e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário